terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Escrita Misteriosa - O Erro de Belsazar

A Escrita Misteriosa

O Dia Negro de Belsazar

O Banquete da Morte


Segundo a narração bíblica registrada em Daniel 5:5-9,

(a história coloca esse evento na tarde do último domingo de Novembro do ano 539aC – em Babilônia, séde do Império Babilônico) durante o grande banquete de Belsazar uma escrita enigmática, misteriosa, intrigante, provocante, em idioma aramaico é projetada na parte central da parede do luxuoso palácio do jovem monarca Belsazar: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. O velho profeta Daniel (beirando seus 88 anos de idade), chamado às pressas à sala real, revelou o enígma da misteriosa escrita, onde yhwh, O Senhor dos Exércitos de Israel, não somente sentenciava o jovem monarca, mas também dava por encerrado o tempo de Babilônia como imperadora do mundo de então. Um dia negro na história de Babilônia. Um dia de derrotas. Um dia de vergonha e destruição. Motivo: YHWH FORA DESAFIADO PELO IMPERTINENTE BELSAZAR.

(5:25-28)

1. MENE significa "contou", "mediu". Em aramaico, Mené menah Elahá significa "Deus contou", ou seja, Deus pôs um fim no seu reinado.

2. TEQUEL, em aramaico significa "pesado", ou seja, o rei foi julgado.

3. PARSIM (u-farsín) é plural de perés, que significa "dividido". Em aramaico, perés parisáth significa que "teu reino foi dividido", ou seja, seu reino havia chegado ao fim.

Nota: Pregadores e ensinadores bíblicos impertinentes. Pastores e igrejas locais impertinentes: Deus jamais perde desafios irônicos. Igrejas locais até aceitam ser escarnecidas, axincalhadas, desafiadas por mandões nomeados por lideres igualmente mandões. Deus, jamais!

O grande erro de Belsazar, naquela tarde negra de Novembro do ano 539aC, foi: Ironizar “vasos sagrados” (Dn 5:1-5). Aqueles vasos ironizados pelo jovem Belsazar encontravam-se em Babilônia, mui longe de Jerusalém, porém, aos olhos de Deus, continuavam vasos sagrados – e isto Belsazar jamais soube. Afinal, morreu fulminado e de forma trágica. Com Deus, não se brinca.


Pr Joel Machado

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Panorama da Igreja no Novo Testamento

Panorama da Igreja

No Novo Testamento

πανόραμα της εκκλησίας

στην Καινή Διαθήκη




1. Os 4 [quatro] livros do Evangelho apresentam o Senhor Jesus Cristo.

2. O Livro de Atos dos Apóstolos apresenta a Igreja edificada, habilitada e poderosa.

3. As Cartas Paulinas apresentam as lutas internas da Igreja e Sua santa doutrina.

4. As Cartas Gerais apontam para a Igreja de Jesus em todos os tempos – São 5 (cinco) autores diferentes – 5 (cinco) ministérios diferentes – 5 (cinco) revelações diferentes – 5 (cinco) experiências diferentes.

5. O Apocalípse mostra-nos o futuro da Igreja do Senhor, de Israel e do mundo gentílico à margem da Igreja.

Ao estudarmos as Cartas Gerais, perceberemos que as interrogações dos cristãos do primeiro século, as quais despertaram esses homens de Deus à escritura dessas epístolas, são as mesmas interrogações do povo de Deus hoje.

.Ευαγγέλιο

.Πράξεις των Αποστόλων

.Επιστολές

.ποκάλυψις

· No Evangelho: A Igreja nasce de forma embrionada exatamente quando Jesus Cristo morre no Gólgota e, na ressurreição Dele, a Igreja nasce para o planeta terra, isto é, a Igreja vem ao mundo.

· Em Atos dos Apóstolos: A Igreja é edificada, isto é, torna-se fortificada, vitaminada pelo Espírito Santo no Dia de Pentecostes.

· Nas Cartas: A Igreja é alimentada diuturnamente.

· No Apocalípse: Encontra-se o destino da Igreja. Ap 21:16 (Capítulos 21-22)


Pr Joel Machado

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

‘Fatos Centrais’

que Antecederam

a Ressurreição

de Lázaro

A Segunda

Grande Ressurreição

do Evangelho de Jesus

João 11:1ss


Quem jamais deparou-se com a história da ressurreição de Lázaro?

Com absoluta certeza trata-se de uma das passagens bíblicas mais apreciadas no mundo cristão.

A ressurreição de Lázaro, depois da ressurreição do Filho de Deus, é o maior evento em termos de ressurreição. O Filho de Deus ressuscitou com grande poder e autoridade espiritual no terceiro dia. Lázaro, com grande força física, ressuscitou no quarto dia em que estava sepultado.


João 11:1

“Estava enfermo um certo Lázaro, de Betânia,

aldeia de Maria e de sua irmã Marta


Versículo 2

“E Maria era aquela que tinha ungido

o Senhor com ungüento,

e lhe tinha

enxugado os pés

com os seus cabelos”


1) Havia muitas outras Marias em Israel, entretanto, existem crentes no Filho de Deus que o Espírito Santo faz questão de diferenciá-los. No caso de Maria, irmã de Lázaro, o Espírito de Deus faz questão de dizer que não era uma Maria qualquer ou uma Maria a mais dentro de Israel, e sim: aquela Maria que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos”. EXEMPLOS: João, o pregador, não é a mesma coisa que apenas João dentre tantos outros joões.....Débora, a guerreira, não é a mesma coisa que simplesmente Débora... O crente precisa e deve merecer do Espírito de Deus uma ressalva especial, um destaque que o diferencie de outros crentes...ALELUIA!


2) É interessante observar que o Espírito de Deus, antes de relatar os grandes eventos do Capítulo 11, preocupa-SE primeiro em lembrar e fazer o registro da ação de Maria pró-Filho de Deus.

Ele, O Espírito, não entra nos assuntos do Capítulo 11 sem antes revelar-nos o ato de Maria.


PRESTEMOS

ATENÇÃO QUE

O ATO DE MARIA MERECEU

DESTAQUE ESPECIAL

DO ESPÍRITO SANTO


· ANTES do relato da doença do amigo do Filho de Deus.


· ANTES do relato dos fatos pertinentes ao Filho ainda distante


· ANTES do relato da chegada do Filho à residência dos três irmãos.


· ANTES do relato do grande milagre da ressurreição de Lázaro.


PRECISAMOS possuir uma história espiritual prática com o Filho de Deus.

Quando possuímos uma história espiritual prática com o Filho de Deus, o Espírito Santo prioriza nosso nome, nossos feitos, nossas realizações, nossos desafios pró-Filho de Deus ANTES DE QUAISQUER OUTROS FATOS IGUALMENTE RELEVANTES....


3) O versículo 2 relata que o irmão de Maria estava enfermo: o que significa dizer que, possuir um histórico de vida com o Filho de Deus não isenta o crente de sofrimentos, preocupações, temores, enfermidades....


Versículo 3

Mandaram-lhe, pois,

suas irmãs dizer:

Senhor, eis que está enfermo

aquele que tu amas.


É natural que Marta e Maria mandassem informações ao Filho de Deus pertinentes à enfermidade de Lázaro. AFINAL:


1. Conheciam de perto o poder e a autoridade do Filho diante de quaisquer enfermidades. Eram testemunhas oculares de grandes feitos provocados pelo Salvador.


2. O Filho de Deus era amigo íntimo da família Lázaro, Maria e Marta. Conseqüentemente, ficaria sensibilizado diante da triste notícia da enfermidade do amigo, o que certamente O levaria a tomar alguma decisão pró-Lázaro. As duas moças acreditavam em duas possibilidades após o Senhor tomar conhecimento da enfermidade de Lázaro:


· PRIMEIRO: Onde quer que estivesse, acreditavam elas, poderia, através de uma única palavra, curar Lázaro de forma especial.


· SEGUNDO: sensibilizado, acreditavam as duas irmãs, o Filho de Deus poderia ir à pequena aldeia de Betânia. Afinal, o Senhor e Amigo encontrava-se a uma distância de apenas 15 (quinze) estádios de Betânia, ou seja, cerca de 3 (TRÊS) QUILÔMETROS.1 (um) estádio romano equivalia a 185 mt.


ENTRETANTO, quase sempre os amigos do Filho de Deus desconhecem ou esquecem que o Senhor tem Seu próprio tempo de agir. Sua forma de contabilizar horas – dias – meses e anos são infinitamente distintas da forma humana. 1 Pe 5:6-7.


DEUS, O Pai, não é insensível: Ez 18:32.

JESUS CRISTO, O Filho, é capaz até mesmo de chorar de dor e tristeza: Jo 11:35.


3. A expressão inicial das irmãs Marta e Maria ao Filho de Deus, ao revelar-Lhe o estado de Lázaro, anterior à morte, é um atestado nítido e cristalino do amor do Filho de Deus por esse moço: “..eis que está enfermo aquele que tu amas”.

DE MARIA, lemos no versículo 2: “aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento”.


DE LÁZARO, IRMÃO DE MARIA, lemos no versículo 3: “aquele que tu amas”.

Lemos no versículo 5Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã e a Lázaro


Que família, hein!

Aleluia!


Por que tão grande relacionamento?

“Porque eles mantinham o hábito de hospedar o Filho de Deus em sua casa!!”

“Tratavam-NO sempre de forma festiva”

“Ofereciam-LHE banquete alimentar”

“Acreditavam Nele”

Lucas 10:38ss - Jo 11:20 - Jo 11:24 – Jo 12:1-2.


4. “Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”.


Obs.:

Mesmo sendo nós amigos do Filho de Deus, precisamos de vidas especiais que queiram levar notícias nossas ao Senhor! Precisamos contar com mensageiros fiéis que queiram ir ao Filho de Deus informá-LO de nossas lutas e dificuldades.....


INTERESSANTE: “o nome do fiel mensageiro de Marta e Maria não aparece”. ALELUIA! É sempre assim a natureza dos servos fiéis. Não aparecem nominalmente. Jamais se identificam.


5. “...está enfermo aquele que tu amas” – Como se percebe, enfermidades perigosas não respeitam sequer residências de amigos do Filho de Deus.


6. “...está enfermo aquele que tu amas” – Amigos do Filho de Deus também adoecem. Hein! Amigos do Salvador costumam adoecer e morrer. LÁZARO MORRE! Entretanto, o Filho de Deus costuma ressuscitar Seus amigos e mandá-los de volta à vida social, material. LÁZARO FOI MILAGROSAMENTE RESSUSCITADO PELO FILHO DE DEUS 4 DIAS DEPOIS DE MORTO! Por outro lado, caso o Filho de Deus não queira ressuscitar Seus amigos para retorno à vida física, certamente os ressuscitará no dia do arrebatamento da Igreja. Aleluia! De uma forma ou de outra, a doença dos amigos do Filho de Deus se manifesta exatamente para que o Senhor seja glorificado. Aleluia!


Instituto Bíblico Enom

Pr Joel Machado

www.enom.zip.net