João 12:12ss
Manifestações da Natureza do Pai no Filho Na Entrada Triunfal em Jerusalém
Hebraico: Melek: “O Rei”
Em João 14:6
Últimos Momentos
da Última Semana de Vida Terrestre
O Filho revela: “Eu Sou...A Verdade”
|
Desafiando um Gigante
Chamado Jericó
Josué 6:1ss
Introdução
O povo de Deus foi chamado para desafiar e vencer monstros, gigantes, legiões, dragões, poderosos, fortalezas, ferrolhos.
Jericó: “O Gigante de Canaã”
1. Primeiro: A mais antiga cidade sobre a terra.
2. Segundo: Muralhas poderosas com mais de 1000 anos de existência. Muros de
3. Terceiro: Habitada pelos amorreus, os mais adestrados guerreiros de Canaã.
4. Quarto: Protegida por dezenas de sacerdotes de Moloque, a divindade maior dos amorreus.
A Primeira Caminhada Contra Jericó
O Desafio em Aberto
A primeira caminhada costuma conspirar contra o cérebro do crente...
Epílogo
Toda conquista procedente de Deus requer um preço a ser pago. É o passo humano...
Pr Joel Machado
Desafiando um Gigante
Chamado Jericó
Josué 6:1ss
Introdução
O povo de Deus foi chamado para desafiar e vencer monstros, gigantes, legiões, dragões, poderosos, fortalezas, ferrolhos.
Jericó: “O Gigante de Canaã”
1. Primeiro: A mais antiga cidade sobre a terra.
2. Segundo: Muralhas poderosas com mais de 1000 anos de existência. Muros de
3. Terceiro: Habitada pelos amorreus, os mais adestrados guerreiros de Canaã.
4. Quarto: Protegida por dezenas de sacerdotes de Moloque, a divindade maior dos amorreus.
A Primeira Caminhada Contra Jericó
O Desafio em Aberto
A primeira caminhada costuma conspirar contra o cérebro do crente...
Epílogo
Toda conquista procedente de Deus requer um preço a ser pago. É o passo humano...
Pr Joel Machado
A Teologia
da Palavra Vaso
η θεολογία
του σκάφους (Σκεύος) λέξη
GREGO
Vaso de alabastro. Σκεύος αλαβαστρον - skefos alavastron. Um pequeno jarro, botija ou frasco. A expressão “quebrando o vaso de alabastro”, registrada em Mc 14:3, não trata-se da louça quebrada, e sim a expressão era usada para indicar a quebra do selo desse pequeno jarro.
Vaso. Σκεύος - skefos. Etimologia básica: “Um bem doméstico”. Obs.: É assim que Deus vê Seus filhos: “BENS NA FAMÍLIA DIVINA TERRESTRE”.
HEBRAICO
O termo hebraico para a palavra vaso é kelî.
Entretanto, a palavra kelî é também empregada para identificar “vasilha, recipiente, vestes, utensílio, ferramenta, instrumento, ornamento ou jóias, armadura ou arma, órgão sexual masculino”...
Em Isaías 18:2 a palavra kelî aparece para identificar navios.
Em Dt 22:5 a palavra kelî identifica vestes.
Então, como explicar, por exemplo, a palavra vaso nas bíblias de língua latina, onde aparece a expressão “....Enche o teu vaso de azeite e vem” (????). 1 Samuel 16:1e.
Usaria YHWH o termo kelî ????
Teria YHWH, na Sua transcendental sabedoria dito a Samuel: “....Enche o teu kelî de azeite e vem??????”
Com certeza, NÃO!!!!!
Lemos nos melhores originais hebraicos: “Enche um chifre de azeite e vem”.
CHIFRE, em hebraico, é queren.
queren era o nome que identificava o chifre de vaca e de touro.
Esse tipo de chifre de vaca ou de touro, chamado queren, era usado como vasilha para condução de líquido. Os profetas usavam o queren como vaso condutor de azeite ou óleo.
QUEREN denota força.
A força da vaca e do touro sempre residiram no queren.
No culto e nos sacrifícios a Deus, na Velha Aliança, a presença dos quatro chifres nos cantos dos altares de incenso (dentro da tenda) e holocausto (fora da tenda) indicavam a força e o poder do altar.
Hebraico:
queren shemen = “chifre de azeite (ou óleo)”.
Azeite procedente da oliveira.
Óleo procedente de Oliveira.
Etimologia: “a força e o poder da unção”.
História Bíblica procedente do Azeite da santa unção:
Êxodo 30:25-29
(25) "E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista: este será o azeite da santa unção. (26) E com ele ungirás a tenda da congregação, e a arca do testemunho, (27) E a mesa com todos os seus utensílios, e o candelabro com os seus utensílios, e o altar do incenso. (28) E o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base. (29) Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; tudo o que tocar nelas será santo."
Êxodo 29:36-37
(36) "Também cada dia prepararás um novilho por sacrifício pelo pecado para as expiações, e purificarás o altar, fazendo expiação sobre ele; e o ungirás para santificá-lo. (37) Sete dias farás expiação pelo altar, e o santificarás; e o altar será santíssimo; tudo o que tocar o altar será santo."
Os objetos ungidos se tornavam santos, santificados, e também santificadores, pois, tudo o que neles tocasse se tornaria também santo.
queren shemen = “chifre de azeite (ou óleo)”.
O queren com shemen era santo.
O shemen também era santo.
O profeta (do hebraico nabî) também era santo.
Na Nova Aliança o shemen é o Espírito Santo. Ele manifesta-Se como óleo ou azeite da santa unção.
O queren: A presença do Espírito Santo hoje, na Igreja, é resultado imediato do imenso poder de Deus que ressuscitou Seu próprio Filho, reconduzindo-O ao Céu e, como conseqüência, ou seja, como resultado de Sua chegada ao Céu, o Espírito Santo foi enviado do Céu à terra para conviver com a Igreja.
A IGREJA é o abrigo do Espírito Santo.
O ESPÍRITO SANTO está na Igreja.
A Igreja de Jesus é queren shemen.
Qualquer unção que não tenha 100% vínculo com a Igreja do Senhor é fraude, mentira, engano, satânico...
O verdadeiro óleo ou azeite da unção que Deus reconhece só pode ser encontrado na Igreja. Não confundamos Igreja com denominação – Não! Não confundamos A Igreja com as assembléias de Deus, Maranata, Deus é Amor, Batista.... ESTOU FALANDO: IGREJA!!!! O Espírito de Deus está no Corpo Místico de Jesus e não dentro de quatro paredes. Nunca!
PASTORES!!!!
Unjam, mas na presença da Igreja. A Igreja precisa dizer: AMÉM!!
Convenções, unjam, mas na presença da Igreja.
Fora do óleo (O Espírito Santo) da Igreja a unção não vale.
SIMULTANEAMENTE, o Espírito Santo, ao mesmo tempo em que manifesta-Se como azeite ou óleo da santa unção, Ele é o divino nabî de YHWH na Nova Aliança. O que significa dizer: A Igreja precisa estar nas mãos do Espírito Santo. Aleluia!
REPITO: Os objetos ungidos se tornavam santos, santificados, e também santificadores, pois, tudo o que neles tocasse se tornaria também santo.
“....Enche o teu queren de shemen e vem”. 1 Samuel 16:1e.
A IGREJA DESEJA UNGIR?
Então, encha-te do Espírito Santo, e não de contendas.
Onde há contendas a unção é mentirosa, enganadora, satânica.
“....Enche o teu queren de shemen e vem”.
No hebraico, o verbo encher é millô.
Etimologia: Tornar abarrotado, empanturrado, empanzinado e satisfeito.
Cheios do Espírito para ungir.
Conheces Igrejas locais vazias ou cheias para ungir?
A sua unção veio de uma Igreja vazia ou cheia do Espírito para ungir?
A sua unção veio de uma convenção vazia ou cheia do Espírito para ungir?
De que tipo de Igreja procede a unção que tens ou que julgas possuir????
Pr Joel Machado
Batismo com
o Espírito Santo II
O Batismo com o Espírito Santo
confirma o crente diante de Deus.
Amplia a visão espiritual e missionária.
Atos 19:1-7.
1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos.
2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram “batizados em nome do Senhor Jesus” (Mt 28:19 Trata-se do batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
7 E estes eram, ao todo, uns doze homens.
Nota: O Batismo com o Espírito Santo pode manifestar-se de diversas formas: Imposição de mãos de homens genuinamente consagrados (At 19:1-7) – oração persistente (At 1:4 conferir c/ At 2:1ss) – no decorrer da pregação da Palavra de Deus (At 10:44-48).
Inclusive, chegou um momento que um não recebeu e (acho que foi Paulo) perguntou em qual batismo a pessoa tinha sido batizada, tendo como resposta de João. Era uma necessidade (?) da época? Por que acontecia isso? Como é isso hoje, já que não ocorre esse mesmo fenômeno nos batismos nas águas em nosso dias? O que me leva a segunda questão em Atos.
Havia, no Novo Testamento, duas fontes de batismo:
O Batismo de João Batista: "João Batista, o precursor de Jesus Cristo, tinha como base de sua missão o batismo de arrependimento" (Marcos 1:4; Lucas 3:3). Dizia: "Eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento" (Mateus 3:11). Às margens do Jordão, bradava: Produzam "pois, frutos dignos de arrependimento" (Mateus 3:8). Os hebreus, conseqüentemente, ao submeterem-se às águas batismais diante de João Batista, demonstravam, de forma pública aceitar sua mensagem em relação à chegada do Messias (Jesus). Não era um batismo libertador, salvífico – Não! Apenas quebrantava os crentes judaístas, parcialmente habituados à cultura dos Herodes e dos romanos (orgias, bacanais, prevaricação).
Tempos mais tarde, o Apóstolo Paulo, disse: "Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo" - At 19:4, com At. 13:24.
O Batismo de Jesus: Trata-se do batismo em nome da Trindade Santa, descrito em Mateus 28:19.
Nota: Antecedendo a manifestação de Jesus, fazia-se necessário o Batismo de arrependimento ministrado por João Batista. Uma espécie de ordenança. No entanto, o Batismo de Jesus, sempre tratar-se-á de um mandamento aos fiéis. O Batismo de Jesus libera o crente para participar da Ceia do Senhor. O rótulo de membro da Igreja a um crente depende do Batismo nas águas.
O Batismo nas águas é um mandamento àqueles que podem perfeitamente submeter-se a ele. Entretanto, torna-se apenas uma ordenança, caso o cristão, por questões de deficiência física, não possa ir às águas batismais.
MANDAMENTO é obrigação. ORDENANÇA, não!
Três Maiores Tipos de Batismo
Nos Domínios da Salvação Eterna
Mt 3:1-11; 13-17; Mt 28:19; At 8:26-38
1) O Batísmo nas águas. Celebrado, em princípio (prioritariamente), pelo apascentador de ovelhas.
2) O Batísmo com Fogo (a natureza carnal queimada). Mt. 3:11. Ministrado pelo próprio Senhor Jesus. OBS: Ao contrário de todos os outros tipos de batismo, o Batismo com Fogo é o único ato batismal capaz de salvar o crente. O único. Trata-se da queima dos desejos naturais negativos pertinentes à carne.
3) O Batísmo com O Espírito Santo. Mt.3:11. Ministrado pelo Senhor Jesus (manifesta-se como porta aberta para que o crente adentre nos domínios dos Dons Espirituais).
O Batismo nas Águas
Tem Caráter de Mandamento
Irreversível e Ordenança Facultativa
F |
acultativo, do grego προαιρετός = proeretós.
1) Que dá a faculdade ou o poder de alguma coisa.
2) Que permite se faça ou não se faça algo.
3) Que não é obrigatório.
O Batismo nas Águas pode manifestar-se como ordenança facultativa ou como mandamento irreversível. Sim! Primitivamente, trata-se de um mandamento inviolável, imutável, irreversível. Algo inviolável (afinal, é ele que libera o crente para participação ativa da Santa Ceia do Senhor – É ele que autoriza o crente a participar da Santa Ceia do Senhor Jesus – É ele que coloca o nome do crente no Livro de Rol de Membros da Igreja Local). Porém, o Batísmo nas Águas tem caráter de ordenança facultativa quando o crente ainda não batizado possui algum tipo de invalidez física ou alguma doença de caráter constrangedor, delicado. Exemplos: Paralisia parcial ou imparcial do corpo físico, doença de Parkinson, mal de Alzaimer (ou outra enfermidade de natureza idêntica).
ENTRETANTO, podendo o crente descer às águas batismais e não o faz, comete pecado. Em princípio, além de pecar contra a Palavra de Deus, comete pecado de omissão: Tiago 4:17.
ειδοτι – ivoti = ao que sabe
ουν – un = pois
καλον – kalon = (o) bem
ποιειν – pin = fazer
και – ke = e
μη – mi = não
ποιουντι – piundi = faz,
αμαρτια – amartia = pecado
αυτω – afto = para ele
εστιν – estin = é.
A palavra “omissão”, do grego παράλειψις – parálipsis. Significa, etimologicamente:
1) Ato ou efeito de omitir(-se).
2) Aquilo que se omitiu; falta, lacuna.
3) Ausência de ação; inércia.
4) Ato ou efeito de não fazer aquilo que moral ou juridicamente se devia fazer.
Batísmo nas águas
é simbolísmo de novo nascimento
Somente ele oficializa em público
aquilo que imagina-se já existir. Sim!
Por quê?
Primeiro: Porque mesmo não possuindo poder para regenerar o crente, o Batismo nas Águas manifesta-se unicamente para atestar publicamente a regeneração do cristão. Ao ser mergulhado nas águas, estas, de imediato, apontam para o crente sendo sepultado com Cristo (é como se o crente estivesse em Jerusalém na tarde de sepultamento do Salvador e, com Ele, fosse inserido na gruta que recebeu o corpo de Jesus morto) – ao emergir das mesmas, as águas manifestam-se indicando a ressurreição do crente com o Senhor Jesus.
Segundo: Porque mesmo não tendo poder para santificar o crente, o Batismo nas Águas manifesta-se para atestar a santificação de quem submete-se às águas batismais.
Terceiro: Porque o aval do batismo nas águas pertinente à pessoa que submete-se a ele, é que, o crente batizado trata-se de uma pessoa santa, renascida, santificada e cidadã do Céu.
O que acontece, então,
quando o crente desce às águas batismais
em estado de pecado?
1) Comete pecado contra a Pessoa de Deus.
2) Comete pecado contra a Palavra de Deus que determina o batismo como confissão pública de arrependimento de pecados.
3) Comete pecado contra o Espírito Santo por estar atestando de forma pública uma regeneração inexistente.
4) Comete pecado contra o ministro de Deus ministrante do batismo.
5) Comete pecado contra a Igreja que oficializa o batísmo.
Atos 2:38-39
O Batísmo nas Águas não se opõe à Fé, mas a acompanha de perto. Hebreus 10:22.
BATIZAR do grego VAPTIZIM e do latim, é BAPTIZARE.
Qualificações (designações) básicas:
1) Lavar.
2) Imergir, fazer submergir, afundar.
3) Penetrar, adentrar.
4) Molhar.
5) Cobrir de líquido.
6) Embeber em líquido.
A palavra “batismo”, do grego βαπτισμα à vaptisma ou βαπτιζω à vaptizo, de forma generalizada, significa: imersão [*]; ablução [**]. Entretanto, observemos atentamente sua origem e suas etimologias de forma especial.
βαπτίζω – vaptízo vem da raiz βάπτω – vápto. Para formar a palavra βαπτίζω, foi adicionado ίζ – iz, formando, assim, um verbo composto.
Este tipo de verbo composto tem um significado especial que causa algo ou leva algo a ser ou a acontecer; e o que acontece é o que está indicado no significado da raiz.
A raiz de βαπτίζω é βάπτω, portanto, quando βαπτίζω é usado, significa que causou ou levou alguma coisa a ser βάπτω. Então, precisamos saber o que βάπτω significa.
Esta palavra aparece algumas vezes no N.T. - Lc. 16:24; Jo. 13:26; Ap. 19:13 (aqui a tradução literal é "tinto"e não "salpicado"como foi traduzido em algumas versões): Mt. 26:23; Mc. 14:20; Jo. 13:26 . Todas as vezes, sentido de βάπτω é: afundar-se, submergir-se, dar mergulhos, submergir, mergulhar algo tirando-o outra vez. Se a raiz tem este sentido, então, βαπτίζω é: causar ou levar algo a ser mergulhado e tirado novamente; mergulhar algo e tirar novamente; submergir, mergulhar.
No grego clássico e na Septuaginta (tradução do Velho Testamento para o idioma grego), a palavra βαπτίζω tem o mesmo significado. Por ex:
[*] IMERSÃO, do gr καtάδυσις e do latim IMMERSIONE, Significa: “ato de imergir”.
IMERGIR, do gr καtαδύω e do latim IMMERGERE, significa: “Fazer mergulhar, afundar, desaparecer, ocultar”.
à [**] ABLUÇÃO: Do latim ABLUTIONE (notas especiais abaixo).
1) Ato de lavagem.
2) Banho de todo o corpo, ou de parte dele, com esponja embebida em água ou com toalha molhada ou mergulho em água.
3) Ritual de PURIFICAÇÃO por meio da água.
P/leitura: Col.2:12 c/10:38. 2 Co.5:17. Ef.2:15. 1 Co.2:13. Ef.4:4ss.
Ablução
Ablução, do latim ablutio, "lavagem" e do heb. wudo' e do grego απόλουσις = apólusis – trata-se de um ritual manifesto em diversas religiões, especialmente nas religiões primitivas, no judaísmo e no Islãmismo. Ablução é um ritual de purificação, com símbolos, atos e significados variados.
As abluções rituais primitivas nasceram das purificações necessárias após a contaminação proveniente do contacto com os cadáveres, das relações sexuais, do parto, da menstruação etc. Em outras situações relacionam-se a ritos de preparação para o sacrifício. Existem diversos tipos de abluções: Abluções com água , areia ou sangue.
A ABLUÇÃO NO SEU ESTADO PERFEITO
NA NOVA ALIANÇA: “Batismo nas águas”.
O Hebraico wudo' = ablução
Lave o rosto de cima para baixo com a mão direita, comece pelo alto da testa desde a raiz do cabelo e vá até o queixo.
Lave o antebraço e a mão direita com a esquerda, de cima para baixo.
Lave o antebraço e mão esquerda com a mão direita, também de cima para baixo.
Passe a mão direita em cima da cabeça, até onde termina o cabelo. De trás para a frente.
Passe a mão direita molhada sobre o pé direito, começando pela ponta dos dedos até o início do tornozelo.
Passe a mão esquerda molhada sobre o pé esquerdo, começando pela ponta dos dedos até o início do tornozelo.
Recomendações da Doutrina da Ablução
Recitar, no caso dos hebreus, trechos da Tora.
Lavar as mãos – Preferencialmente, três vezes.
Fazer bochecho.
Lavar as Narinas – O Nariz deve ser bem lavado por dentro.
Itens Necessários para uma Ablução Perfeita
Água limpa
Pureza das partes do corpo do religioso.
Comportamentos Humanos Naturais
do Religioso que podem invalidar a Ablução
Urinar logo após a ablução.
Expelir Fezes após a ablução
Expelir Gases após a ablução
Dormir logo após a ablução.
Fazer Relações Sexuais
Entrar em estado de Menstruação
Ejaculação
Perda de Consciência por quaisquer meios.
Entendendo o βαπτίζω
nas Águas
O batismo nas águas foi a primeira ordenança de Jesus Cristo, através da qual o novo convertido passa a fazer parte da Igreja Invisível. O batismo bíblico é realizado através do mergulho e submersão nas águas, a exemplo do batismo de Jesus (Mateus 3.13-17; Marcos 1.9-11; Lucas 3.21,22 e João 1.32-34).
O Batismo nas Águas não se trata de um mero rito de iniciação, pois, através da fé, o pecador, mesmo antes de passar pelas águas, já é recebido na Igreja Invisível. Trata-se de uma confissão pública (ou dramática) da fé cristã, por meio da qual o pecador arrependido mostra ter aceitado plenamente as verdades a respeito da morte vicária e da ressurreição de Cristo.
O batismo bíblico é por imersão. Embora a Igreja Católica e algumas denominações evangélicas pratiquem o batismo por aspersão (ρανtισμός – randismós = ato ou efeito de aspergir
A Doutrina do βαπτίζω nas águas foi:
1) Formulada por Jesus (Mateus 28.19).
2) Praticada por João Batista (Mateus 3.5-12).
3) Ordenada por Jesus (Marcos 16.15,16).
4) Praticada pelos discípulos de Jesus (João 4.2).
5) Praticada por Paulo (Atos 19.4).
6) Tida por necessária (Atos 2.38).
7) Argumentada pelo apóstolo Paulo (Romanos 6.1-5).
Além de trazer a doutrina completa do Batismo nas Águas e ensinado como ministra-lo, a Palavra de Deus também revela diferentes aspectos de Batismo, manifestos no Velho e no Novo Testamento, os quais, são:
1) O Batismo de João Batista, no Rio Jordão, acompanhado de confissão de pecados (Mt 3.5-6. At 19:3).
2) O Batismo pessoal de Jesus Cristo (Mt 3.16).
3) O Batismo ordenado por Jesus Cristo a todos os crentes em todos os tempos e em todos os lugares (Mt 28.19).
4) O Batismo do sofrimento (de Jesus) – identificado pelo próprio Senhor como “um certo batismo” (Lc 12.50).
5) O Batismo na nuvem e no mar (1 Co 10.2).
6) O Batismo na nuvem e no fogo (Êx 13.21).
7) O Batismo com o Espírito Santo (Mt 3.11).
8) O Batismo com fogo (Mateus 3:11. At 1:5).
9) O Batismo no Espírito Santo (todos os crentes mergulhados na Pessoa do Espírito Santo), formando um só corpo: o Corpo de Cristo, a Igreja (1 Co 12.13).
Obs. O Batismo nas Águas, por imersão, deve ocorrer uma só vez na vida do crente. Se o batismo é realizado corretamente, observando-se o que prescreve o texto de Mateus 28.19-20, não é lícito realizá-lo novamente, pois, agindo assim, o ato caracteriza apostasia, violação da Palavra de Deus. Inclusive, nas páginas da Bíblia Sagrada não existe nenhum exemplo de RE-BATISMO, ou batismo realizado mais de uma vez numa só pessoa.
Batismo de Crianças? Não!
O Batismo nas Águas é um ato 100% revestido de fé “daqueles que nascem de novo”. Então, como batizar crianças ainda bebês se o Batismo nas Águas aponta para um ato de fé daqueles que não somente arrependeram-se de seus atos pecaminosos, mas, sobretudo, nasceram de novo!!!!!!! Como!!! Crianças não são imbuídas de raciocínio daquilo que é certo ou errado. São vidas ainda inocentes – e o Batismo nas Águas é para quem tem consciência exata de todos seus atos. Batizar crianças é ato de heresias. É violar a Palavra de Deus.
Batismo nas Águas salvam? Não!!!!!
Só Jesus Cristo salva.
Batismo nas Águas é uma experiência
que acompanha a Salvação Eterna
Atos 2:38-39 - "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo (BATIZADO
Tipos Batismais e Suas Doutrinas
1) BATISMO EM JESUS CRISTO - Batismo para a Salvação Eterna. Aponta para o crente 100% nascido de novo.
2) BATISMO NAS ÁGUAS - Batismo para inclusão do crente no corpo da Igreja Local.
3) BATISMO NO ESPÍRITO SANTO - Batismo para recebimento de poder de Deus. Porta aberta para Dons Espirituais.
4) BATISMO COM FOGO - Batismo para a santificação total da carne do crente. Desejos naturais “perigosos” literalmente queimados. Trata-se do único tipo de batismo capaz de salvar o crente. Gl 2:20.
Pr Joel Machado
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