terça-feira, 29 de setembro de 2009

A Escrita Misteriosa - O Erro de Belsazar

A Escrita Misteriosa

O Dia Negro de Belsazar

O Banquete da Morte


Segundo a narração bíblica registrada em Daniel 5:5-9,

(a história coloca esse evento na tarde do último domingo de Novembro do ano 539aC – em Babilônia, séde do Império Babilônico) durante o grande banquete de Belsazar uma escrita enigmática, misteriosa, intrigante, provocante, em idioma aramaico é projetada na parte central da parede do luxuoso palácio do jovem monarca Belsazar: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. O velho profeta Daniel (beirando seus 88 anos de idade), chamado às pressas à sala real, revelou o enígma da misteriosa escrita, onde yhwh, O Senhor dos Exércitos de Israel, não somente sentenciava o jovem monarca, mas também dava por encerrado o tempo de Babilônia como imperadora do mundo de então. Um dia negro na história de Babilônia. Um dia de derrotas. Um dia de vergonha e destruição. Motivo: YHWH FORA DESAFIADO PELO IMPERTINENTE BELSAZAR.

(5:25-28)

1. MENE significa "contou", "mediu". Em aramaico, Mené menah Elahá significa "Deus contou", ou seja, Deus pôs um fim no seu reinado.

2. TEQUEL, em aramaico significa "pesado", ou seja, o rei foi julgado.

3. PARSIM (u-farsín) é plural de perés, que significa "dividido". Em aramaico, perés parisáth significa que "teu reino foi dividido", ou seja, seu reino havia chegado ao fim.

Nota: Pregadores e ensinadores bíblicos impertinentes. Pastores e igrejas locais impertinentes: Deus jamais perde desafios irônicos. Igrejas locais até aceitam ser escarnecidas, axincalhadas, desafiadas por mandões nomeados por lideres igualmente mandões. Deus, jamais!

O grande erro de Belsazar, naquela tarde negra de Novembro do ano 539aC, foi: Ironizar “vasos sagrados” (Dn 5:1-5). Aqueles vasos ironizados pelo jovem Belsazar encontravam-se em Babilônia, mui longe de Jerusalém, porém, aos olhos de Deus, continuavam vasos sagrados – e isto Belsazar jamais soube. Afinal, morreu fulminado e de forma trágica. Com Deus, não se brinca.


Pr Joel Machado

Um comentário:

  1. O grande erro de Belsazar foi USAR e TOCAR nos vasos sagrados de Deus.
    Tem muita gente perdendo o reino por tocar nos vaso de Deus.
    Mas ainda existe profetas como Daniel que entrega a relevação sem medo das consequecias.
    http://vozdessageracao.blogspot.com/

    ResponderExcluir