terça-feira, 22 de setembro de 2009

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

‘Fatos Centrais’

que Antecederam

a Ressurreição

de Lázaro

A Segunda

Grande Ressurreição

do Evangelho de Jesus

João 11:1ss


Quem jamais deparou-se com a história da ressurreição de Lázaro?

Com absoluta certeza trata-se de uma das passagens bíblicas mais apreciadas no mundo cristão.

A ressurreição de Lázaro, depois da ressurreição do Filho de Deus, é o maior evento em termos de ressurreição. O Filho de Deus ressuscitou com grande poder e autoridade espiritual no terceiro dia. Lázaro, com grande força física, ressuscitou no quarto dia em que estava sepultado.


João 11:1

“Estava enfermo um certo Lázaro, de Betânia,

aldeia de Maria e de sua irmã Marta


Versículo 2

“E Maria era aquela que tinha ungido

o Senhor com ungüento,

e lhe tinha

enxugado os pés

com os seus cabelos”


1) Havia muitas outras Marias em Israel, entretanto, existem crentes no Filho de Deus que o Espírito Santo faz questão de diferenciá-los. No caso de Maria, irmã de Lázaro, o Espírito de Deus faz questão de dizer que não era uma Maria qualquer ou uma Maria a mais dentro de Israel, e sim: aquela Maria que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos”. EXEMPLOS: João, o pregador, não é a mesma coisa que apenas João dentre tantos outros joões.....Débora, a guerreira, não é a mesma coisa que simplesmente Débora... O crente precisa e deve merecer do Espírito de Deus uma ressalva especial, um destaque que o diferencie de outros crentes...ALELUIA!


2) É interessante observar que o Espírito de Deus, antes de relatar os grandes eventos do Capítulo 11, preocupa-SE primeiro em lembrar e fazer o registro da ação de Maria pró-Filho de Deus.

Ele, O Espírito, não entra nos assuntos do Capítulo 11 sem antes revelar-nos o ato de Maria.


PRESTEMOS

ATENÇÃO QUE

O ATO DE MARIA MERECEU

DESTAQUE ESPECIAL

DO ESPÍRITO SANTO


· ANTES do relato da doença do amigo do Filho de Deus.


· ANTES do relato dos fatos pertinentes ao Filho ainda distante


· ANTES do relato da chegada do Filho à residência dos três irmãos.


· ANTES do relato do grande milagre da ressurreição de Lázaro.


PRECISAMOS possuir uma história espiritual prática com o Filho de Deus.

Quando possuímos uma história espiritual prática com o Filho de Deus, o Espírito Santo prioriza nosso nome, nossos feitos, nossas realizações, nossos desafios pró-Filho de Deus ANTES DE QUAISQUER OUTROS FATOS IGUALMENTE RELEVANTES....


3) O versículo 2 relata que o irmão de Maria estava enfermo: o que significa dizer que, possuir um histórico de vida com o Filho de Deus não isenta o crente de sofrimentos, preocupações, temores, enfermidades....


Versículo 3

Mandaram-lhe, pois,

suas irmãs dizer:

Senhor, eis que está enfermo

aquele que tu amas.


É natural que Marta e Maria mandassem informações ao Filho de Deus pertinentes à enfermidade de Lázaro. AFINAL:


1. Conheciam de perto o poder e a autoridade do Filho diante de quaisquer enfermidades. Eram testemunhas oculares de grandes feitos provocados pelo Salvador.


2. O Filho de Deus era amigo íntimo da família Lázaro, Maria e Marta. Conseqüentemente, ficaria sensibilizado diante da triste notícia da enfermidade do amigo, o que certamente O levaria a tomar alguma decisão pró-Lázaro. As duas moças acreditavam em duas possibilidades após o Senhor tomar conhecimento da enfermidade de Lázaro:


· PRIMEIRO: Onde quer que estivesse, acreditavam elas, poderia, através de uma única palavra, curar Lázaro de forma especial.


· SEGUNDO: sensibilizado, acreditavam as duas irmãs, o Filho de Deus poderia ir à pequena aldeia de Betânia. Afinal, o Senhor e Amigo encontrava-se a uma distância de apenas 15 (quinze) estádios de Betânia, ou seja, cerca de 3 (TRÊS) QUILÔMETROS.1 (um) estádio romano equivalia a 185 mt.


ENTRETANTO, quase sempre os amigos do Filho de Deus desconhecem ou esquecem que o Senhor tem Seu próprio tempo de agir. Sua forma de contabilizar horas – dias – meses e anos são infinitamente distintas da forma humana. 1 Pe 5:6-7.


DEUS, O Pai, não é insensível: Ez 18:32.

JESUS CRISTO, O Filho, é capaz até mesmo de chorar de dor e tristeza: Jo 11:35.


3. A expressão inicial das irmãs Marta e Maria ao Filho de Deus, ao revelar-Lhe o estado de Lázaro, anterior à morte, é um atestado nítido e cristalino do amor do Filho de Deus por esse moço: “..eis que está enfermo aquele que tu amas”.

DE MARIA, lemos no versículo 2: “aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento”.


DE LÁZARO, IRMÃO DE MARIA, lemos no versículo 3: “aquele que tu amas”.

Lemos no versículo 5Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã e a Lázaro


Que família, hein!

Aleluia!


Por que tão grande relacionamento?

“Porque eles mantinham o hábito de hospedar o Filho de Deus em sua casa!!”

“Tratavam-NO sempre de forma festiva”

“Ofereciam-LHE banquete alimentar”

“Acreditavam Nele”

Lucas 10:38ss - Jo 11:20 - Jo 11:24 – Jo 12:1-2.


4. “Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”.


Obs.:

Mesmo sendo nós amigos do Filho de Deus, precisamos de vidas especiais que queiram levar notícias nossas ao Senhor! Precisamos contar com mensageiros fiéis que queiram ir ao Filho de Deus informá-LO de nossas lutas e dificuldades.....


INTERESSANTE: “o nome do fiel mensageiro de Marta e Maria não aparece”. ALELUIA! É sempre assim a natureza dos servos fiéis. Não aparecem nominalmente. Jamais se identificam.


5. “...está enfermo aquele que tu amas” – Como se percebe, enfermidades perigosas não respeitam sequer residências de amigos do Filho de Deus.


6. “...está enfermo aquele que tu amas” – Amigos do Filho de Deus também adoecem. Hein! Amigos do Salvador costumam adoecer e morrer. LÁZARO MORRE! Entretanto, o Filho de Deus costuma ressuscitar Seus amigos e mandá-los de volta à vida social, material. LÁZARO FOI MILAGROSAMENTE RESSUSCITADO PELO FILHO DE DEUS 4 DIAS DEPOIS DE MORTO! Por outro lado, caso o Filho de Deus não queira ressuscitar Seus amigos para retorno à vida física, certamente os ressuscitará no dia do arrebatamento da Igreja. Aleluia! De uma forma ou de outra, a doença dos amigos do Filho de Deus se manifesta exatamente para que o Senhor seja glorificado. Aleluia!


Instituto Bíblico Enom

Pr Joel Machado

www.enom.zip.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário